DIA INTERNACIONAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS

Captura de Tela 2015-03-20 às 15.02.40

DIA INTERNACIONAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS / 2015

CONTAR É RESGATAR UM LEGADO DA HUMANIDADE QUE SUCUMBIU À FALTA DE TEMPO E FOI SENDO “SUBSTITUÍDO” POR CDS, DVDS E RECURSOS MAIS IMEDIATOS E MAIS “PRÁTICOS”.

COM ISSO, OS MAIS VELHOS, DETENTORES DE UM RICO REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS TRADICIONAIS, FORAM SE CALANDO E PERDENDO, CADA VEZ MAIS, ESPAÇO DENTRO DE SEUS PRÓPRIOS LARES.
E O SILÊNCIO CHEGOU.
O SER HUMANO COMEÇOU A SE ESQUIVAR DO OLHAR DO OUTRO, DEIXOU DE TER ABERTURA PARA OUVI-LO E A SE PERMITIR A UM DEDINHO DE PROSA.
CONTAR É ESTREITAR LAÇOS, REVER VALORES E APRESENTAR PARA A CRIANÇA POSSIBILIDADES DE SOLUÇÕES PARA OS SEUS IMPASSES.

PARABÉNS A TODOS QUE SE DEDICAM A ESSE OFÍCIO TÃO NOBRE!
FELIZ DIA INTERNACIONAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS!

CONTADOR DE HISTÓRIAS

O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado em 20 de março, principalmente na Europa. É uma data de celebração mundial e coincide com o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul.

As raízes do evento iniciaram em 1991, na Suécia, e chamava-se “Dia de Todos os Contadores de Histórias”. O evento prosseguiu em 1992, mas após isso foi perdendo força. Em 1997, contadores de histórias em Perth, Austrália Ocidental coordenaram uma celebração durante uma semana, comemorando 20 de março como o Dia Internacional de Narradores Orais. Ao mesmo tempo, no México e outros países da América do Sul, 20 de março foi celebrado como o Dia Nacional de Narradores.

A de 2001, a rede escandinava de contadores de histórias deu um novo impulso ao 20 de março, e a partir do ano seguinte, o evento espalhou-se da Suécia para a Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estónia. Em 2003, a idéia chegou ao Canadá e outros países. Assim, o evento tornou-se conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Contador de Histórias. A França iniciou em 2004 e no ano seguinte já eram 25 países em 5 continentes. Em 2007 aconteceu um festival em Newfoundland, Canadá. Em 2008 a Holanda participou com um grande evento chamado Vertellers no de Aanval’ e três mil crianças ficaram surpresas com a aparição repentina de contadores de histórias em sala de aula. Em 2009, houve eventos na Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Austrália.

FONTE: UOL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s